Videos


Educação Emancipatória

Este trabalho foi realizado por meio da disciplina de Filosofia da Educação II, vinculado a faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Para - UFPA - Campus Universitário de Castanhal, tendo como orientador o professor Mestre Rosivaldo Amorim. O objetivo do presente trabalho foi o de demostrar a saída do homem de sua menoridade, para o alcançar de sua autonomia. O individuo esmaga a heteronomia, após ter se apropriado da teoria crítica de Adorno e Horkheimer. A educação liberta o homem das amarras da ignorância a fim de que este exerça uma postura crítica mediante ao amplo processo de alienação existente na sociedade. No vídeo podemos perceber claramente o momento em que o sujeito torna-se esclarecido e faz uso consciente de sua razão, dizendo não para a alienação. Ter coragem de fazer uso de seu próprio entendimento, é o lema do esclarecimento. É tão como ser menor já dizia Kant. Por isso a educação precisa ser valorizada para dar ao homem o direito de ser autônomo. EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO... Esse foi o lema deste trabalho!!! Agradecimentos sinceros a todos que participaram da produção deste vídeo. Agradecemos também pela participação ativa dos alunos de Letras 2011 David e Imaculada...
                               Brincadeira Mbube Mbube

Adaptação de uma brincadeira Africana (Gana). "Imbube" é uma das palavras Zulu para "leão". "Mbube" é chamar o leão. Neste jogo as crianças estão ajudando o leão a capturar um jogador. O jogo inicia com todos formando um grande círculo. Dois jogadores são escolhidos (um para ser o leão e o outro a caça). De olhos vendados os dois são girados e afastados. O leão deve ficar dentro do círculo e se mover para pegar a caça que também pode se mover. Quando o leão se aproxima da caça, as crianças devem cantar "Mbube, mbube", mais alto e mais rápido. Se o leão se afastar cantam mais baixo e lento.
Fonte:LAAB-UFPA

         Provocações com Rubem Alves
O convidado deste Provocações não veio falar do setor industrial, e sim de Educação, essa "palavra" tão machucada, como diz Abujamra.
Teólogo, psicanalista, escritor, Rubem Alves, autor da frase acima, afirma: "eu sou educador não por dar aula, eu sou educador por escrever". Autor de diversas crônicas, contos, ensaios e livros infanto-juvenis, seu interesse é claro: "me interessam as pessoas que estão em busca, são essas pessoas que podem ser educadas."
Fonte: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário